Mastermind Challenger

O que é amp ? Pros e Contras da Tecnologia 【Google AMP】

OS MELHORES CONTEÚDOS DE DESENVOLVIMENTO WEB AMP E PROGRAMAÇÃO DO MERCADO!

Neste artigo você vai entender o que é AMP (Accelerated Mobile Pages ), os benefícios do amp para seu projeto e tambem os contras da tecnologia Google AMP

Escola de Desenvolvimento Web e Otimização de Sites

O que é AMP ?

O que é AMP ?

O Que é AMP

O AMP  (Accelerated Mobile Pages ) que no português significa paginas aceleradas para dispositivos móveis são paginas otimizadas para um carregamento acelerado com o objetivo de entregar aos usuários de acesso mobile uma experiência quase que instantânea de navegabilidade.

O projeto AMP foi criado inicialmente pelo Google como concorrente do Facebook, Instant Articles e Apple News com o objetivo principal na experiência do usuario.

A tecnologia Google AMP O foi anunciado pela primeira vez em 7 de outubro de 2015, após um período de pré-visualização técnica, as páginas AMP começaram a aparecer nos resultados de pesquisa para celular no Google em fevereiro de 2016.

De lá até o presente momento a tecnologia amp vem ganhando espaço no mercado de desenvolvimento e tambem nos resultados orgânicos das pesquisas realizadas no Google.

O amp era para ser uma aplicação simples, mas aos olhos de leigos e por falta de documentação e materiais disponíveis em português muitos ainda não tiveram a motivação para iniciar a construção de projetos implementados 100% AMP

A arquitetura AMPHTML

O AMP Open Source Project é uma iniciativa em código aberto de grandes editores de conteúdo e empresas de tecnologia, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema de conteúdo para dispositivos móveis.

Podemos entender que a estrutura foi dividida em três etapas hierarquicas:

AMPHTML

Entende-se que o amphtml é um complemento do html5 padrão que temos e não só podemos como devemos utiliza-lo com boas praticas de desenvolvimento unindo o HTML5 Hierarquico e Semântico as tags específicas do AMPHTML que desejarmos utilizar.

Pode parecer meio estranho a princípio mas faz todo o sentido, uma vez que você opta por desenvolver desta forma basta entender que o AMPHTML sera apenas um complemento do nosso padrão de desenvolvimento que é o HTML5.

Claro que alguns requisitos são importantes para que você tenha uma pagina amp valida pelo Google Search Console.

AMPJS

O AMPJS é responsavel por renderizar os elementos do AMPHTML que você implemento ao projeto, tendo como função tornar alem de mais rapido o carregamento dos elementos tornar assícrono tudo que é externo de forma que nenhum elemento na pagina possa impedir o carregamento dos demais.

Esta sem sombra de duvidas foi uma sacada genial, embora ainda deixe um pouco a desenjar quando implementamos tags amp de videos e iframes é uma alternativa que mesmo assim compensa.

AMPCSS

A sacada de implementar um campo específico para aplicar os estilos da pagina é de fato uma excelente oportunidade para não carregar estilos desnecessarios e tambem facilita muito a organização do código, uma vez que cada pagina tera carregado apenas o css de seus reespecitovs elementos e tags.

Benefícios de Paginas AMP

AMP para Desenvolvedores

Vamos partir do ponto de vista do desenvolvedor, conhecer cada arquivo do seu projeto é uma “mão na roda” que todos nos que trabalhamos criando sites e otimizamos sabemos…

Manipular cada elemento do html5 e do amphtml de forma manual nos permite aplicar contribuições de melhorias sempre que necessário sem dificuldades.

Em resumo todo o processo de manutenção e implementações futuras acabam se tornando muito faceis, rapidas e eficientes, sem contar que você tem um código leve, limpo e organizado para manipular se livrando de dezenas de plugins, arquivos e dores de cabeça …

AMP Para Empresas

Um investimento de grande potencial, a curto médio e longo prazo! Podemos começar citando um corte significativo na parte de investimentos em plugins e temas que não passam de cartões de visita e que nunca vão gerar resultados orgânicos satisfatórios.

Digo isso por que 99% dos temas não foram desenvolvidos para concorrer nas buscas orgânicas, muito menos planejados para terem uma otimização razoavel, logo perde-se na velocidade de carregamento, na semântica e demais situações relacionadas a otimização como por exemplo a aplicação de dados estruturados e hipersegmentação de pixels para quem pretender gerar campanhas patrocinadas.

Ao desenvolver um projeto com a tecnologia amp você se liberta de todo esse caos e passa a se preocupar com apenas 3 regras, as que citei acima na arquitetura do amp.

Entenda que o Google ama Google, mas não quero levar muito para este lado o assunto, não ainda! talvez em outro artigo podemos aprofundar mais os valores que podem ser agregados a um projeto amp bem otimizado e com alto poder de conversão.

Pensado no quesito seo (search engine optimization) o amp é sem sombra de duvidas a melhor opção para o presente e futuro da web. Com pouco conhecimento e pequenas implantações de boas praticas de otimização você tem resultados orgânicos em pouco tempo.

Quem não quer ter tráfego gratuito em seu projeto não é mesmo? Claro que não adianta nada tambem se você tem um projeto descontinuado, o amp não faz milagres ele é apenas um complemento que agrega diferencial competitivo de alta performance.

O AMP não é para todos, é uma ferramenta alternativa na mão de profissionais, o que todo mundo faz ja não da resultados expressivos, experimente algo em seu proxímo projeto e tire suas próprias conclusões, afinal a Web é um espaço para testes e aplicações.

SEO Para AMP

É comum vermos atualmente dezenas de plugins de conversão de estruturas para o amp, formatando um amphtml e html cru. Talves este seja um dos casos que mais desmotivam os donos de websites, blogs a descontinuar o uso da tecnologia.

Entenda que as ferramentas disponíveis no mercado não tem o interesse em entregar resultados a você, poucas delas realmente levam ao usuário final uma exmperiência satisfatória e no caso de plugins amp não poderia ser diferente.

Sabe-se da importância em otimizar um projeto de maneira adequada para receber o conteúdo ao qual foi destinado a oferecer, agora sabe-se tambem que a maioria dos desenvolvedores e webdesigners não pensam como um SEO para criar seus projetos.

Tudo esta mais para parte estética do que para a informação, e é exatamente neste quisito que tudo deixa a desejar e as maiores dores de cabeça começam…

O Projeto não da resultados…

Antes é importante entender que nada da resultados da noite para o dia, e para colher Melancias você precisa planta-las, regar, adubar e estimar para que se tenha um fruto digno da beleza que é.

Em projetos online é a mesma pegada, você precisa de um inicio, um meio e uma continuidade, ninguem cria um website para durar 3 meses, a não ser que seja apenas um evento.

Agora imagine você poder desenvolver seu website do zero, aplicando  o padrão hierarquico e semântico do HTML5 junto ao AMPHTML  e dentro destes elementos demarcar toda a informação atraves de dados estruturados, lincagem interna e uma boa citação na construção das meta tags e links?

Este é o proposito de se desenvolver um projeto planejando os passos, aplicando os objetivos como por exemplo em um site institucional que atende determinada região, use geolocalização, demarcações de schemas tudo isso é possível e deve-se usar e abusar para entregar não ao usuário final, mas sim aos robos que visitam seu website periodicamente em busca de informações para classifica-las e reclassifica-las junto aos banco de dados de buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Eu poderia falar meses sem parar sobre isso, mas o foco é apenas te mostrar que sempre é possível melhorar e as possibilidades de desenolvimento com o amp são infinitas.

Os contras de se utilizar o AMP

Ao meu ver a maior dificuldade que tive foi na aplicação de estilos, CSS não é uma habilidade que consegui desenvolver, mas isso você pode terecerizar assim como eu venho fazendo ao longo de 2 anos.

O único fator que realmente deixa a desejar na tecnologia  é que as paginas criadas com o AMP são muito faceis de serem replicadas, basta um CTRL+C  pronto cole onde quiser que vai funcionar perfeitamente.

Do mais meu amigo é só alegria, espero que este artigo possa ter expressado a proposta do título e tenha contribuido de alguma maneira para você!

Forte abraço!

Pesquise no Site

Posts Relacionados
Anuncio

Quer Aprender a criar temas 100% validados pelo Google AMP? Matricule-se e inicie agora mesmo o treinamento mais completo que você vai encontrar na web!

QUERO ME INSCREVER