OLD SCHOOL

A Morte do Google AMP! Reavalie Seus Princípios

A Morte do Google Amp, sera mesmo o fim do Amp para os websites? É notório que o Google Amp ganhou um espaço significativo nos destaques das pesquisas ao longo dos últimos 3 anos, e é exatamente por aqui que pretendo começar esta análise.

Então ja deixa eu começar com este conjunto de palavras fundamentais na vida de qualquer um de nós que produz e consome conteúdo  de qualidade e embasado sempre em documentação e fontes oficiais.

Sua Bundinha! Não há nenhuma informação oficial sobre isso, e mesmo que um dia chegue ao fim a facilidade de reverter um website criado em Amp é ridícula.

Se você não é um alienado ou um cara tão puro capaz de não tolerar palavreado como este, me faz um favor aperta no X ou quita do artigo, que aqui não é lugar para mimimi.

 

Por que estão dizendo que o Amp esta morrendo?

O  Google Amp não esta morrendo, isso é papo de zé ruela, criado na geração Elementor, e drag and drop. Costumo dizer que é uma minoria que não aceita a evolução das coisas, e eu entendo porque eu até certo ponto fui um destes zé ruelas.

Tanto que o primeiro curso de Elementor Pro com Otimização Avançada para mecanismos de busca no Brasil fui eu quem o fiz. Usei builders por muito tempo, mas a realidade me levou a sentir na pele o que é ter um website em Elementor e um website feito com html5 e css nativo, e posteriormente um website criado com html5, Amphtml e Csss. Então eu entendo perfeitamente os filhos de pai assustado que estão defendendo o fim do Amp.

O Amp não esta morrendo não! O que houve foi que o Google deu uma oportunidade para websites que não possuiam o Amp como tecnologia de entrar no stories e tambem no discovery, desde que suas tecnologias se adaptassem ao padrão solicitado. Houve tambem uma publicação referente ao simbolo que sites com Amp apresentam, dizendo que o mesmo sera removido e substituido pelo simbolo exclusivo do Core Web Vitals.

Então pelo amor de Deus parem de vomitar asneiras por ai! Artigos escritos por pessoas desinformadas e não por profissionais da área é uma merda! Analise bem de onde é que você esta consumindo seu conteúdo e busque sempre as fontes oficiais para se informar.

 

Por que o Google Amp não foi uma preferência para os desenvolvedores?

Esta é uma questão que aborda centenas de pontos de vista, eu como trabalho a mais de 3 anos com Amp, não posso ser um cara que vai enfiar goela abaixo dos leitores a verdade sobre isso.

O Amp é igual uma cerveja cara, ou qualquer outro produto. Tem os que preferem tomar uma marca, tem os que preferem outra e os motivos pelos quais cada um escolhe a sua tecnologia não é o papo aqui. O papo é que para se trabalhar com o Google Amp, o primeiro fator é:

  • Não ser preguiçoso. Quando falo em preguiça falo em ter tempo para estudar, aplicar, corrigir, mensurar e ver o que realmente faz a diferença em uma tecnologia, o que se vê é que o mercado tomou uma proporção tão grande de desenvolvedores e criadores de websites que hoje minha filha com 11 anos ja arregaça no elementor, porque é facil, intuitivo, coloridinho e porque tambem compete pau a pau com qualquer outra tecnologia, basta saber otimiza-lo.
  • Porque seus layouts são faceis de serem clonados: Muitos webdesigners vazaram da tecnologia por conta da facilidade de clonar paginas em Amp, e de fato é facil, mas sera que eles não sabem que existe uma forma de registrar seu códigos e processar os projetos que o clonarem? Bom isso eu não sei, mas no começo confesso que fique bolado.
  • Porque o Amp bloqueia scripts se não tiverem padronizados para serem utilizados, e hoje em dia ninguem quer fazer é porra nenhuma, so instalar uma caralhada de plugin e habilitar, esta é a verdade, o que não ocorre com muita eficiência em projetos amp.

Enfim, o Amp não é para qualquer um, não estou menosprezando ninguem, cada um tem o seu tempo e tem que fazer valer a pena a mão de obra empregada em cada projeto. Se as coisas estão funcionando para você segue firme, o fato é quando ta dando errado, ai é hora de rever seus princípios, ações e métodos. Não se meche em time que esta ganhando!

 

Core Web Vitals Para Google Amp

Você deve estar por dentro das atualizações que tem ocorrido ao longo do último ano relacionado ao core web vitals, se não esta, se vira nos trinta que o update esta proxímo e quem não estiver dentro das regras vai ter prejuizos, isto é certo!

O Amp já vem mais do que preparado para este update do core web vitals e otimizar sites desenvolvidos com esta tecnologia fica muito mais facil ainda mais se o seu framework for o WordPress.

O wordpress já conta com o plugin nativo do Amp que quebra um puta de um galho na hora de organizar e enfileirar os scripts a serem emulados, logo os ajustes feitos para o core são apenas relacionados a estrutura, css, imagem e cache.

Bom eu não vou expandir isso aqui mais porque o foco não é ensinar a alinhar as métricas, to falando apenas da praticidade em se trabalhar com o Amp Nativo.

 

Quais Templates Amp Para WordPress Você recomendaria?

Esta é uma pergunta bem popular para mim aqui, olha cara eu vendo temas Amp prontos, vendo personalizaveis, vendo qualquer tipo de projeto que não esteja relacionado ao Woocomerce no momento então eu sou suspeito para falar, mas eu posso fazer algo por você que ninguem mais vai fazer, e este algo é lhe dar o caminho das pedras antes de escolher o seu tema, independente de onde for comprar um template amp para wordpress.

Pensa comigo, você quer um template colorido, cheio de 9 horas para ostentar designer cheio de efeitos etc? Se for isso você já esta no caminho errado! O tempo de enrolar o cliente já passou, o cara quer é navegabilidade, conteúdo bom, produto bom, serviço bom, atendimento bom!

Primeiro pense como consumidor antes de qualquer start considere que o seu template amp para wordpress vai precisar de informações específicas para entregar ao algorítimo do Google, logo é fundamental que você escolha templates amp que possam suprir estes requisitos:

  • Estrutura do HMLT5 ( Sem as estruturas hierárquicas do HTML5 você não tem organização e consequentemente perde valor semântico ao cadastrar seus produtos e serviços). A semântica é algo fundamental para que o Google possa entender o conteúdo que o seu website aborda, e posteriormente classificar suas paginas no resultados orgânicos. Mas não para por ai;
  • Aplicação de Dados Estruturados ( Tambem conhecidos como schemas, estas informações adicionais ajudam muito o algorítimo entender o seu website, e pode lhe render excelentes destaques nas pesquisas orgânicas dependendo do tipo de schema que você vier a utilizar, maximizando suas chances de receber um click e posteriormente tratar este lead, seja com e-mail marketing, re-marketing, ou até mesmo contato direto via whats app);
  • Core Web Vitals: Sem sombra de dúvidas este aqui é o fator que para 2021 sera considerado crucial para receber o selo de navegabilidade prometido pelo google, com certeza sera um fator importante tambem para fins de (peso) ao classificar seu projeto. Por via das dúvidas sempre mensure os temas que for comprar com a ferramenta do web.dev

O restante é conteúdo e imagens otimizadas, não vem com papo aranha pra cima de mim porque você é uma criancinha perto do que eu já vivi na vida nesses 15 anos de profissão. Vale o que da resultado, o que gera receitas, o que gera tráfego orgânico. Vale o que esta na documentação oficial do Google,  o resto é papo de vendedor de serviço porco, curso porco, charlatanismo. Então sai do meu saco!

 

Capriche no conteúdo, ele vai te levar onde você quer chegar, quanto mais conteúdo, mais trafego, não se esqueça que você precisa ter uma lógica para gerar seus conteúdos e consequentemente seus títulos de apresentação nos mecanismos de buscas e redes sociais.

Considerando os fatores acima qualquer tema pode lhe ser útil, sendo template amp ou não o que vai mandar é como você vai organizar seu conteúdo e espalha-lo pela web.

 

Conclusão

O Google Amp não morreu! O Google Amp só morre quando o Google disser que morreu! O Google Amp é uma alternativa extremamente eficiente, entre um projeto Amp Otimizado e um outro em html5 otimizado o que vai mandar é o conteúdo. Ah mas se os 2 tiverem o mesmo conteúdo? Pela minha esperiência e testes que inclusive já fiz o Amp ganhou!

Do mais é isso, não se alimente de artigos escritos por quem não sabe o que esta falando, va até a fonte oficial, sempre busque tirar suas dúvidas dentro do forum oficial de cada tecnologia…

O que morre atualmente são pessoas que não conseguem mudar seus hábitos, doutrinar seus pensamentos e produzir informação de qualidade oferecendo serviços/produtos de qualidade.

Sempre tem um que vai pensar assim (Ah! Mas ele vende curso e templates Amp para WordPress por isso fala assim) Vendo cara, mas isso aqui não paga nem a essência do meu Viper! Faço isso porque gosto mesmo, minha grana mesmo vem do trabalho, da mão na massa!